2ª Coimbra Space Summer School, 5-9 Setembro, Coimbra
Show_csss-all_

De 5 a 9 de Setembro de 2016, no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.

O Espaço traz oportunidades científicas e de negócio? Que conhecimento, tecnologias e informação geram as missões do Espaço? Podemos criar novos serviços ou produtos para outras áreas utilizando os recursos do Espaço? Na Coimbra Space Summer School vamos explorar o Mundo utilizando o Espaço!

O que é?
A Coimbra Space Summer School é uma escola de Verão de 5 dias onde empreendedores, estudantes ou investigadores exploram uma ideia de negócio em torno do Espaço. A ideia é aproveitar conhecimento, tecnologias e recursos gerados nas missões espaciais e nas actividades científicas de exploração do Espaço para conceber negócios para outras áreas: cidades inteligentes, transportes, turismo e lazer, saúde e bem-estar, agricultura, ambiente, media, etc..

Quem procuramos?
Estudantes finalistas de Licenciatura, estudantes de Mestrado, investigadores ou docentes com interesse em explorar as potencialidades do Espaço a nível científico e de negócio, com ideias sobre como o Espaço pode melhorar o nosso dia-a-dia, criar serviços ou produtos novos e/ou inovadores! E vontade de as explorar!

O que vamos fazer?
Sessões sobre o espaço e sessões mais orientadas ao aproveitamento de oportunidades de negócio com tecnologias do espaço, com a presença de oradores convidados com o Coordenador na ESA do programa ESA BIC Portugal, Niels Eldering, e diversos empresários, investigadores e investidores. Haverá também a apresentação final de projectos à comunidade científica e empresarial, em torno da transferência de tecnologia do Espaço e aplicações terrestres. Pelo meio, uma “Febrada Astronómica”, visitas ao Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra e uma sessão de observação nocturna!

Onde e Quando?
A Coimbra Space Summer School decorrerá nos dias 5 a 9 de Setembro de 2016, nas instalações do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, sito na margem esquerda do Rio Mondego, na Vila de Santa Clara (lugar de Almas de Freire).
O horário previsto para as sessões será o seguinte: 9h30 às 13h e das 14h às 17h30, incluindo almoço durante todo o evento e networking entre os participantes, organização, formadores e demais convidados da organização.

A Coimbra Space Summer School é uma organização conjunta do Instituto Pedro Nunes (no contexto das atividades do programa ESA Business Incubation Centre - ESA BIC Portugal e Plataforma Embaixadora do programa de Telecomunicações e Aplicações Integradas) e do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, em colaboração com a Agência Espacial Europeia e o Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Mais informação em http://spacesummerschool.ipn.pt/

Para informações adicionais por favor contacte-nos através de space@ipn.pt ou 239700900 (Carlos Cerqueira ou Inês Plácido).