Coimbra Space Summer School - space meets business!
Show_18813945_142715429608923_663386486683983022_n

Estimular negócios inspirados no Espaço é o desafio lançado pela Coimbra Space Summer School, promovido pelo Instituto Pedro Nunes, que vai acontecer em Coimbra entre 13 e 15 de julho.

O Instituto Pedro Nunes está à procura de ideias que tragam tecnologia do Espaço para o dia-a-dia da Terra. Este desafio é lançado pela Coimbra Space Summer School a jovens investigadores, estudantes e empreendedores que, durante três dias, de 13 a 15 de julho, terão a oportunidade de criar uma proposta de negócio em torno do Espaço.

O objetivo é aproveitar conhecimento, tecnologias e recursos gerados nas missões espaciais e nas atividades científicas de exploração do Espaço para criar soluções inovadoras para áreas como cidades inteligentes, transportes, turismo e lazer, saúde e bem-estar, agricultura e ambiente.
A Coimbra Space Summer School, de participação gratuita, decorre nas instalações do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra e conta com colaboração da Incubadora de Empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em grupo ou individualmente.

O programa inclui Sessões Espaço e Sessões Business para os participantes aprenderem sobre as duas vertentes e como ligá-las. Será também feita uma apresentação final de projetos à comunidade científica e de negócio em torno da transferência de tecnologia do Espaço e aplicações terrestres, a mentores e investidores.

Além da exploração de oportunidades de negócio com tecnologia espacial, o programa inclui atividades lúdicas, bem como oportunidades de networking entre os participantes, organização, formadores e convidados da iniciativa.
No dia 13 de julho contamos com a presença do cosmonauta Mikhail Kornienk. Estará no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, pelas 14h30, para a palestra “Como Ser Astronauta”, onde vai falar sobre a sua profissão e as suas experiências no Espaço.

Mais informações em http://spacesummerschool.ipn.pt/ ou em https://www.facebook.com/coimbraspacesummerschool/

Cosmonauta Mikhail Kornienk
A 2 de março de 2016, Mikhail Kornienko foi notícia mundial. Após 340 dias consecutivos a bordo da Estação Espacial Internacional, o cosmonauta russo regressou à Terra depois da segunda mais longa estadia de um ser humano no Espaço. A missão “Um ano no Espaço” pretendeu compreender melhor os efeitos das viagens espaciais no organismo humano, um estudo essencial para a preparação de jornadas mais longas, como as futuras missões a Marte, que devem durar entre dois e três anos.

___________________________________________________________________________

Stimulating business inspired by Space is the challenge launched by Coimbra Space Summer School, promoted by Instituto Pedro Nunes, to be held in Coimbra between July 13 and 15.

Instituto Pedro Nunes (IPN) is looking for ideas that bring technology from space to the earth day-to-day. This challenge is launched by Coimbra Space Summer School to young researchers, students and entrepreneurs who, for three days, from July 13 to 15, will have the opportunity to create a business proposal around the Space.
The objective is to harness the knowledge, technologies and resources generated in the space missions and the scientific activities of space exploration to create innovative solutions for areas such as intelligent cities, transport, tourism and leisure, health and wellness, agriculture and the environment.
Coimbra Space Summer School, with free participation, is held at the premises of the Geophysical and Astronomical Observatory of the University of Coimbra and is supported by the Business Incubator of the European Space Agency in Portugal (ESA BIC Portugal). Registration is already open and can be made in groups or individually.

The program includes Space Sessions and Business Sessions for participants to learn about the two strands and how to connect them. There will also be a final presentation of projects to the scientific and business community around the transfer of space technology and terrestrial applications, to mentors and investors.
In addition to exploring business opportunities with space technology, the program includes play activities as well as networking opportunities among participants, organization, trainers and guests of the initiative.

On July 13 we had the presence of cosmonaut Mikhail Kornienk. He will be in the Department of Physics of the University of Coimbra, at 2.30 pm, for the lecture "How to be an Astronaut", where he will talk about his profession and his experiences in Space.

Cosmonaut Mikhail Kornienk
On March 2, 2016, Mikhail Kornienko became world news. After 340 consecutive days aboard the International Space Station, the Russian cosmonaut returned to Earth after the second longest time of a human being in space. The "One Year in Space" mission sought to better understand the effects of space travel on the human body, an essential study for the preparation of longer journeys, such as future missions to Mars, which should last between two and three years.

More info at http://spacesummerschool.ipn.pt/ or https://www.facebook.com/coimbraspacesummerschool/