Workshop "How to take the most out of ESA Business Application"
Show_esa_ba_pt_20180703

O programa ESA Business Applications da Agência Espacial Europeia é promovido em Portugal pelo Instituto Pedro Nunes e apoia projetos que apliquem tecnologia espacial para melhorar a vida na Terra em setores como transportes, energia, saúde, agricultura, meio ambiente e segurança.

O Instituto Pedro Nunes (IPN), em estreita colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), organiza no dia 3 de julho, terça-feira, no Centro de Congressos de Lisboa, um workshop que vai ensinar como se constroem candidaturas de sucesso ao ESA Business Applications, um programa que apoia e financia o desenvolvimento de novos produtos e serviços terrestres com recurso a tecnologia espacial.

O programa Business Applications da ESA, promovido em Portugal pelo IPN, tem como objetivo apoiar empresas que apliquem tecnologia espacial, com forte ligação a telecomunicações e de dados de satélites, em setores terrestres, como transportes, energia, saúde, agricultura, meio ambiente e segurança. Este apoio, técnico, financeiro e de modelo de negócio, pode ser aplicado a duas tipologias de projetos: viabilidade (projetos centrados no desenvolvimento de modelo de negócio) e demonstradores (projetos de teste e implementação dos novos produtos/serviços).

O workshop está agendado para as 11h30 e será conduzido por Roberto Cossu, Portugal Country Manager na ESA no que respeita a Downstream Business Applications. É uma iniciativa integrada no encontro anual dos investigadores portugueses – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, Ciência 2018 - e a inscrição é gratuita, mas obrigatória, em: http://www.encontrociencia.pt/.

O Instituto Pedro Nunes enquanto embaixador do programa ARTES em Portugal, já apoiou oito projetos em áreas como a agricultura, space weather, energia, recursos do mar, turismo entre outras.

A empresa Present Technologies foi uma das apoiadas em 2015 para testar a viabilidade do modelo de negócio do SWAIR - Space Weather and GNSS monitoring services for Air Navigation -, um projeto focado na segurança da navegação aérea, através da monitorização da qualidade do sinal dos satélites, e que vai ser testado em dois aeroportos nacionais em 2019.