Portugal Space Summer School, foram três dias cheios de espaço
Show_1_10_

Partindo de desafios lançados pelo ESA BIC Portugal, os mais de 30 participantes da Portugal Space Summer School trabalharam para desenvolver um modelo de negócio, usando uma tecnologia espacial.
A tarefa tornou-se mais fácil com o apoio de um conjunto de mentores da Cityoo, D-Orbit Portugal, ExperTree, Present Technologies, TIS, The Loop Co. e Theia com a colaboração também do staff da IPN Incubadora e do LIS-Laboratório de Informática e Sistemas.

A sessão de encerramento, sobre a criação do Spaceport nos Açores e o seu contributo para o desenvolvimento tecnológico, crescimento económico e criação de emprego especializado, realizou-se no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. No painel esteve presente João Fernandes, Investigador do CITEUC; Alexandre Ferreira da Silva, Coordenador Executivo do Programa MIT Portugal; Ricardo Patrício da Active Space Technologies; Carlos Cerqueira, Coordenador do ESa Space Solution Centre Portugal; Celeste Pereira, Space Business Unit Leader da Optimal Structural Solutions; Fernando Antunes, Fundador da DELOX; Pedro Mota Machado, Astrofísico do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Paulo Eduardo Oliveira, Director da FCTUC/OGAUC.

O primeiro lugar do concurso de ideias de negócio foi para o projeto CURAE, idealizado por Maria Rodrigues (estudante de Economia na FEUC e colaboradora de uma das nossas empresas incubadas, a TUU), Diogo Eufrásio (estudante de Engenharia do Ambiente), Paulo Cunha (estudante de Biologia), Diogo Janeiro e Patrícia Mendes (estudantes de Engenharia Aeroespacial, do IST). O CURAE é um sensor, originalmente usado pelo astronauta Thomas Pesquet na Estação Espacial Internacional, que permite medir a temperatura, a pressão arterial, reconhecer padrões de sono ou saber a localização de pessoas idosas.

Mas a Portugal Space Summer School não foi só trabalho! Houve ainda tempo para uma visita ao Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, uma sessão de planetário, uma experiência com rockets de água dinamizada pela Spaceway, uma sessão de observação noturna dos astros e até uma “febrada” astronómica.

Esta escola de verão é organizada pelo ESA BIC Portugal em parceria com o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra e o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

Este evento não seria possível sem o apoio dos nossos patrocinadores Cityoo, ExperTree, The Loop Co. e Undersee.