Portugal Space is looking for technology-based incubators to join ESA BIC Portugal

A Agência Espacial Portuguesa, em conjunto com o Instituto Pedro Nunes, pretende reforçar o centro de Incubação da Agência Espacial Europeia em Portugal, com novas incubadoras tecnológicas. Rede chegará às dez incubadoras de Norte a Sul do país.O convite, dirigido a incubadoras tecnológicas portuguesas, é lançado hoje, 7 de abril, pela Portugal Space. Este programa é mais um instrumento da estratégia que permitirá que Portugal multiplique por 10 o volume de negócios do sector do espaço, até 2030, passando este a ter um significativo contributo para o crescimento socioeconómico do país.
O Espaço é cada vez mais encarado como uma commodity, abrindo-se à economia e à sociedade para fornecer soluções a outros sectores e contribuindo para que estes reforcem a sua competitividade, o que permite que os desafios sociais e globais sejam encarados de forma multidisciplinar. As incubadoras são, neste contexto, espaço privilegiado para o encontro entre os sectores do Espaço e não-Espaço, no sentido da criação de novos negócios e da abertura de novos mercados.O concurso dirige-se a incubadoras que, além de estarem registadas em Portugal, tenham instalações que permitam receber as startups que beneficiem do programa da ESA. As incubadoras devem também dispor de uma equipa que dê o suporte necessário ao desenvolvimento de projetos que posteriormente venham a ser escolhidos para integrar a rede de incubadoras da Agência Espacial Europeia.As candidaturas, que devem ser enviadas até às 23h59 do dia 9 de maio , serão avaliadas pela Portugal Space. Se aceites, as incubadoras assinarão com o IPN um contrato de um ano, renovável por outros três, para trabalhar num consórcio liderado pela organização de Coimbra.